NOTÍCIAS
Agência Europeia do Medicamento no Porto - Estudo da Associação Comercial confirma condições para receber a EMA no Porto

A Associação Comercial do Porto apresentou,  no dia 10 de Outubro, no Palácio da Bolsa, o estudo "A posição do Porto no processo de relocalização da Agência Europeia do Medicamento (EMA)". Este estudo foi realizado para a Associação Comercial pelo consórcio Ernst & Young (E&Y)/ Augusto Mateus & Associados, no âmbito da colaboração estabelecida com a Câmara Municipal do Porto neste processo.


A apresentação deste trabalho contou com a análise do economista responsável pela coordenação do estudo, Hermano Rodrigues. Participam também na sessão, o Presidente da Associação Comercial do Porto, Dr. Nuno Botelho, e os dois representantes da Câmara Municipal do Porto na Comissão da Candidatura Portuguesa à EMA, Dr. Ricardo Valente e Dr. Eurico Castro Alves.


Em pleno processo de decisão europeu, este estudo analisa a candidatura portuguesa e avalia o potencial do Porto para acolher a EMA face às outras 18 candidaturas. Na análise da atratividade das cidades candidatas, o Porto obteve pontuação máxima em quatro critérios.


A cidade apresenta níveis únicos de qualidade de vida, tendo em consideração a sua dimensão, a segurança, o custo de vida, as infraestruturas tecnológicas existentes, o clima, a facilidade de circulação e integração na cidade.


Quais as principais diferenças nas propostas das 19 cidades candidatas? Como é que o Porto cumpre os requisitos definidos pela Comissão Europeia? O estudo procura responder a estas questões e identificar as potencialidades da candidatura portuguesa, de forma a contribuir para o seu fortalecimento no âmbito das discussões políticas que terão lugar em Bruxelas ao longo do mês de outubro. 



O sumário executivo do estudo pode ser consultado aqui.

PALÁCIO DA BOLSA
Rua Ferreira Borges, 4050-253 Porto
Tel: 223 399 000, Fax: 223 399 090
correio@cciporto.pt
NEWSLETTER
LINHA DO ASSOCIADO
Tel: 223 399 099
faça-se sócio aqui
Ficha Técnica © Copyright 2014 Associação Comercial do Porto. Todos os direitos reservados